Brand Book

Identidade Verbal

Nesta seção, construímos um guia com as principais características acerca da personificação, tom de voz, manifesto e demais pontos que definem os padrões comunicacionais internos e externos.

Arquétipo

O mágico

Objetivo: Tornar os sonhos realidade, criar algo especial.
Características: Visionário, carismático, imaginativo, idealista, espiritual.
Desvantagem: Pode correr riscos que levam a resultados ruins.
Nicho de marketing: ajudar as pessoas a transformar seu mundo, inspirar mudanças, expandir a consciência.
Lema: Tudo pode acontecer.

Característica do mágico

O líder visionário
É aquele que navega nas águas turbulentas do presente, com a experiência do passado e de olho no futuro.

Brand Persona

Vitor, 38 anos

Inquieto, Vitor é o tipo de pessoa que não para de se atualizar. Desde quando era criança, sempre foi curioso e interessado em aprender. Essa busca pelo novo sempre o possibilitou chegar a lugares de referência, tornando-se sempre uma pessoa a frente do seu tempo.

 

Sem medo de arriscar e com fome de crescimento, abdicou de um cargo público no qual tinha um bom salário mas não tinha grandes desafios. Decidiu empreender a fim de transformar de alguma forma, a vida das pessoas.

 

Hoje, a colheita por suas escolhas são visíveis. E apesar de já proporcionar uma vida melhor para sua família e alcançar lugares nunca vistos antes em suas gerações passadas, Vitor entende que ainda tem muito para aprender, conquistar, crescer e deixar o seu legado no mundo.

Tom de voz

Neste capítulo, discutiremos acerca das informações referentes aos ambientes internos e externos que impactam nas estratégicas da Vamos Parcelar.

Direcionamento:

Somos uma Fintech que possui autoridade no que diz respeito a assuntos ligados a finanças e tecnologia. Dessa forma, temos a comunicação como uma forte aliada na entrega de informações no que dizem respeito aos nossos serviços, produtos e cenários que possuímos propriedade intelectual.

Como agir:

– Confiante;
– Especialista;
– Interativo;
– Prestativo;
– Proativo.

Como não agir:

– Arrogante;
– Sarcástico;
– Descompromissado;
– Raso.

Discurso

Estamos construindo um lugar que vale a pena pagar impostos e contas.

Postura

Transmitir confiança, proximidade e autoridade em cada conteúdo criado para alimentar nossos canais.

Imagem inspiradora

Inspirar cidadãos comuns e empresários a usufruírem dos benefícios de uma vida financeira estabilizada.

Acessível (descomplicado e personalizado)

Os conteúdos devem ser acessíveis ao nosso público mais importante: clientes ativos, inativos, recorrentes, parceiros, investidores e profissionais com perfil desejável para o time VPlayer (colaboradores da VP)

 

Desta forma, o intuito dos conteúdos compartilhados é o de promover a empresa a um patamar de excelência. Isso será construído através da objetividade, seriedade e da democratização da linguagem, sem utilizar termos técnicos sem contexto.

Como falamos e escrevemos

Nossa linguagem é formal, mas faz uso de vocabulário simples sempre visando à veiculação de um conteúdo claro e acessível, o fácil entendimento e o alcance do maior número de pessoas possíveis.

 

Somos especialistas em nossa área e por isso, procuramos ser prestativos e interativos de forma a sanar todas as dúvidas pertinentes dos nossos usuários e potenciais clientes.

 

Nossos artigos possuem uma escrita direta, mas que sempre está acompanhada de uma breve introdução com intuito de despertar a atenção e o interesse dos nossos leitores. Além disso, nossos conteúdos são ricos, diversificados, com explicações céleres e importantes para o nosso público-alvo.

Como não falamos e escrevemos

Embora façamos uso da objetividade temos o cuidado de não sermos distantes do nosso público e por isso, não deixamos de explicar ao máximo nossas mensagens.


Não fazemos uso de palavrões e repudiamos quaisquer formas de discriminação sejam elas de gênero, social, raça ou credo religioso. Além disso, vale ressaltar que não nos posicionamos politicamente.

 

Arrogância, superficialidade, sarcasmo e falta de compromisso não fazem parte da postura da VP. Temos um objetivo claro e conciso que é ser um lugar onde todas as pessoas possam pagar impostos e contas. E uma instituição que tem esse ideal não apenas deve, mas tem que ser empática e inclusiva.

 

Arrogância, superficialidade, sarcasmo e falta de compromisso não fazem parte da postura da VP. Temos um objetivo claro e conciso que é ser um lugar que vale a pena pagar impostos e contas. E uma instituição que tem esse ideal não apenas deve, mas tem que ser empática e inclusiva.